quinta-feira, 27 de maio de 2010

CAFÉ-DA-MANHÃ SAUDÁVEL*

Todas as refeições são importantes para a nossa saúde, e o café-da-manhã merece um destaque especial. Mesmo assim, ainda existem muitas pessoas que acreditam que omitir o café-da-manhã ajuda a emagrecer.

Esse é um dos erros alimentares mais freqüentes.

Quando alguém faz a última refeição por volta das 22h se fica sem se alimentar até o final da manhã do dia seguinte, passa cerca de 14 horas em jejum.
Ao se alimentar novamente, no almoço, por exemplo, seu organismo estará tão carente de nutrientes e energia que ficará muito difícil controlar a quantidade de comida ingerida.

Outra conseqüência é que o organismo tende a poupar energia e acumular tecido gorduroso como reserva que, mais tarde, é transformado em glicose. Este processo desencadeia a produção de substâncias tóxicas para o organismo e, principalmente, para o cérebro, como os radicais livres, a uréia e amônia.

Quando uma pessoa faz um café-da-manhã com alimentos ricos em proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas, minerais (como cálcio e ferro), sinaliza para os centros hipotalâmicos, que controlam nosso metabolismo, que dispõe de nutrientes em quantidade suficiente para passar o dia, e o nosso gasto e energia ficará em um patamar normal.

De acordo com pesquisas, essas são algumas das razões que explicam por que pessoas que tomam um bom café-da-manhã têm um peso mais saudável, além de melhorar desempenho mental, do que as que ficam a manhã toda sem se alimentar.

Para quem não tem tempo de fazer uma refeição matinal completa e equilibrada, existem alimentos saudáveis, de rápido preparo e fáceis de serem levados para qualquer lugar. Algumas sugestões: frutas, queijo fresco, barras de proteína, iogurte (que pode ser enriquecido com pó de proteína) ou um copo do seu Shake (pó nutricional) favorito.


Abaixo, ouça o audio da explicação sobre o pó nutricional, sobre a nutrição celular, que é uma excelente opção completa para o café-da-manhã.

video

Nenhum comentário: